terça-feira, 7 de maio de 2013

Uso da embalagem Tetra Pak como isolante térmico!


Uso da embalagem como isolante térmico ajuda a reduzir a temperatura nos ambientes em até 8º C



Caixinhas de leite que sempre vão parar no lixo podem ser reaproveitadas e transformadas em isolante térmico alternativo para residências e galpões, reduzindo a temperatura no interior dos imóveis em até 8º C. A utilização das embalagens Tetra Pak pode ser feita de forma artesanal, pelo próprio morador, diminuindo os custos. Outra opção são as telhas feitas de caixas de Tetra Pak recicladas, vendidas com preços até 25% menores do que os materiais concorrentes.



A idéia de reaproveitar as embalagens de forma artesanal virou tema de estudo na Unicamp e resultou no Projeto Forro Vida Longa – uma alusão ao leite Longa Vida. O professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e coordenador do projeto, Celso Arruda, explica que a proposta partiu do engenheiro Luís Otto Schmutzler, que juntamente com professores da faculdade desenvolveu todo o processo de aproveitamento das caixinhas de Tetra Pak para uso em habitações populares. Arruda afirma que a transformação das embalagens em isolante é simples e pode ser feita por qualquer pessoa.



Como fazer 
O primeiro passo é abrir totalmente as caixinhas, descolando as emendas e fazendo um corte vertical para que a embalagem fique completamente plana. Em seguida, é feita a limpeza com água, sabão em pó e um pouco de desinfetante. Depois de secas, as embalagens devem ser coladas lado a lado, com cola branca ou de sapateiro, formando uma manta sobre a laje superior da casa, abaixo do telhado.

Para o perfeito funcionamento do isolamento térmico, é muito importante que a manta não encoste nas telhas, deixando um espaço mínimo de dois centímetros para a circulação do ar. O professor da Unicamp diz que a manta de Tetra Pak bem aplicada tem o mesmo desempenho dos placas de alumínio (foils) vendidos no mercado, ajudando inclusive na proteção contra goteiras provocadas por falhas no telhado.





O reuso de materiais é um princípio importante na Permacultura e deve ser utilizado em conjunto com a redução do consumo e a reciclagem dos excessos. A construção de um forro a partir de caixas de leite é uma técnica bastante simples e envolve o uso de poucos materiais adicionais, sendo ideal para a prática do reuso.

Materiais necessários:
  1. Grampeador de madeira (ideal para fixas as caixas nas ripas do teto)
  2. Grampeador normal (para juntar uma caixa na outra)
  3. Fita adesiva (para juntar as fileiras de caixas grampeadas)
  4. Caixas de leite tetra-pak (aproximadamente 36 caixas / m²)

Nenhum comentário:

Postar um comentário