terça-feira, 13 de agosto de 2013

Acompanhamento na ASCAMRI

 No dia 09 de agosto houve um dia de acompanhamento junto a ASCAMARI (Associação de catadores de materiais recicláveis de Imperatriz), inicialmente na sede para agilizar o projeto Catadores de direito.





  Na parte da tarde no bairro da CAEMA prestigiando a caminhada e colocação de placas juntamente com os alunos e professores da Escola municipal São Sebastião e a associação de moradores da comunidade.



 Foi colocada a placa da árvore da coleta seletiva com os tonéis para separação de resíduos sólidos.


 

 

 

O anseio da comunidade é implantar a coleta seletiva!

 

  

domingo, 11 de agosto de 2013

Perigo ao tomar coca-cola?

Imagine você com muita sede, todo suado, precisando de algo para refrescar-se. Eis que encontra um barzinho onde a Coca-cola (de garrafa de preferência) está geladinha. Você toma de uma só vez todo o conteúdo da garrafa e …
… Nos 10 primeiros minutos: 10 colheres de açúcar golpeiam seu organismo e saiba que você só não vomita imediatamente todo o conteúdo, porque o ácido fosfórico existente na Coca-cola inibe o sabor do açúcar.
 … 20 minutos: Seus altos níveis de glicose causados pela ingestão de Coca-cola provocam uma “revolta” na sua insulina e seu fígado responde a isto absorvendo  todo açúcar que consegue.
… 40 minutos: a absorção de cafeína é completa. Suas pupilas dilatam e sua pressão arterial sobe e, como resposta a isto, seu fígado envia mais açúcar para a sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina em seu cérebro agora são bloqueados, o que evita que você sinta sono.
… 45 minutos:  Seu corpo aumenta a produção de dopamina (neurotransmissor estimulante do sistema nervoso central) que excita os centros de prazer do seu cérebro. E acreditem, é o mesmo efeito que drogas como Heroína tem no organismo.
… 60 minutos: O Ácido fosfórico ataca o cálcio, magnésio e o zinco em seu intestino proporcionando um aumento do metabolismo. O resultado disto é perda de cálcio pela urina devido as altas doses de açúcar e substâncias artificiais presentes no organismo.
… 65 minutos:  Quando essa reação louca dentro do seu organismo termina, você poderá se sentir irritado e/ou desanimado. Você agora também precisa se livrar de toda a água que estava na Coca-cola. Mas não antes desta água arrastar substâncias nutritivas valiosas para seu corpo que poderiam aumentar a capacidade de produção de ossos e dentes mais fortes.
E tudo isso ainda é seguido de inúmeras reações metabólicas consequentes dos choques de cafeína, que pode piorar muito se você for também fumante. Apesar destas afirmações, não existem ainda resultados cientificamente provados que a coca-cola ou qualquer outro refrigerante de coca possa realmente atingir o organismo desta forma.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

ECOCEMAR em Imperatriz

Uma platéia atenta e curiosa marcou presença na palestra sobre a apresentação do projeto ECOCEMAR em Imperatriz. O diálogo aconteceu na noite na quarta-feira (31/07/13), na escola Caminho do Saber, localizada no bairro Conjunto Vitória. Além da implantação do novo projeto da Companhia, os moradores também receberam informações sobre tarifa social baixa renda e dicas de segurança com energia elétrica.
“Esse encontro foi bem proveitoso para mostrarmos a importância da coleta seletiva para o meio ambiente. 



Podemos ainda destacar as dicas de segurança, tanto nas ruas como em casa, pois muitos desconhecem como evitar e prevenir acidentes. Na oportunidade, também algumas pessoas puderam tirar suas dúvidas sobre a tarifa social baixa renda. Percebemos que muitos nem sabiam da existência desse benefício”, afirma o agente comercial da CEMAR, Jean Granjeiro.

Ao longo de cada tema apresentado pelos palestrantes, algumas crianças, pais e donas de casa aproveitaram para esclarecer suas dúvidas e contribuir com experiências vivenciadas no dia-a-dia. Para o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Vitória, Airan Franco, essa foi uma excelente oportunidade. “Foi de grande relevância porque as pessoas daqui são pouco informadas sobre esses assuntos, inclusive nem eu sabia sobre muitas coisas ditas aqui”.


E nada passou despercebido aos olhos da dona de casa Francisca Santos, que a cada assunto apresentado tinha uma nova pergunta. “Eu gostei muito porque existiam informações ditas aqui que eu nem sabia, por isso perguntei bastante. Estar reunido com meus vizinhos aqui foi muito bom porque ficamos sabendo em primeira mão sobre o projeto ECOCEMAR, e eu desde já pretendo participar”.


ECOCEMAR - Os objetivos do projeto são bem claros, pois além do desconto na conta de energia elétrica, o ECOCEMAR pretende conscientizar a população e contribuir com a preservação do meio ambiente.
Wesley Aristarco, responsável pelo programa em Imperatriz, explica como funciona o projeto. “O cliente faz a seleção em casa dos materiais recicláveis e encaminha até o posto de coleta que funcionará a partir do dia 22, na sede administrativa da CEMAR. Levando em conta o valor de mercado do resíduo, vai ser gerado um bônus em dinheiro que será creditado na próxima fatura do cliente”. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)